- Área: 284 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Daniel Casado Bissone
-
Fabricantes: Ambiento, MK, Pizarras Iberica
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Machagua é um projeto localizado em Cachagua, comuna de Zapallar a 183Km a noroeste de Santiago, em um terreno de esquina de 1075m2 junto a uma área lodosa e a 100m da "Praia Grande".
Um grande volume, maciço e pesado, se localiza no térreo. Ele é concebido como um sólido de pedra coral esculpida que responde as necessidades dos espaços solicitados e sua relação com o entorno.
Este volume é disposto de norte a sul, articulado na sua parte central, conformando, neste ponto, uma quebra onde se localiza o acesso à moradia.
Em direção ao sul, está o programa público: sala de estar, jantar, cozinha, outros serviços, que se abre ao pátio principal a oeste. Este, por sua vez, é acompanhado por um primeiro nível de terraço além de um espaço para churrasqueira.
A residência se fecha para leste, dando as costas para a rua El Golf, via de constante fluxo pedonal e veicular.
Uma grande laje de concreto cruza a cobertura da sala de estar-jantar, desde a qual surgem grandes vigas que incorporam a iluminação principal deste espaço.
Sobre esta laje está o segundo nível do terraço, concebido como um espaço para tomar sol, ela se aproxima do pátio principal e interage com seu entorno imediato. Os dormitórios são orientados ao norte e seu programa se estende através de um grande pátio dividido na primeira área construída e uma segunda vegetal que colide com a área lodosa.
Sobre o maciço pedregoso e sobre os dormitórios está posicionado um segundo volume, menor e de caráter rústico, revestido de madeira. Este abriga o dormitório principal, com closet e banheiro e um terraço privado. A face norte se abre buscando as vistas ao Monte Tigre, Los Cardones e ao Clube de Polo, enquanto a face sul se fecha para o pátio principal, criando um ambiente privativo.
Sobre este volume está o terceiro nível de terraço, com vista 360°, buscando principalmente a conexão com o mar. Este terraço é servido por uma churrasqueira, conformada por uma longa barra de carvalho sobre a qual descansa um revestimento de pedra negra.
Uma grande escada exterior conecta os três níveis do terraço permitindo incorporar estes espaços e aumentar assim os metros quadrados úteis do pátio.
O projeto funde-se com o terreno através de incisões e quebras que conformam pátios verdes controlados, potencializando a relação interior-exterior.